Massagem Tailandesa

Home / Dicas de Massagem / Massagem Tailandesa
A história e origem da Massagem Tailandesa, pelo menos quando entra no presente e no Ocidente, é cercada de mitos, às vezes até conotações diferentes de seus objetivos iniciais.
Para tentar desvendar seus segredos e verdades, é preciso saber mais sobre o que levou a ela.
A Massagem Tailandesa ou, simplesmente, thai surgiu, como o nome já sugere, na Tailândia, local que antigamente era o Sião, uma nação com longa e nobre trajetória.
Assim como diversas outras culturas avançadas no continente asiático, também na Tailândia existiu, por vários séculos, uma Medicina Tradicional consistente.
Sua base era empírica e a prática dela era guiada pela observação direta da pessoa que buscava atendimento.
Durante muito tempo, os conhecimentos médicos foram transmitidos oralmente, de professor para aluno. Do mesmo modo como eram passados os textos religiosos do budismo, por exemplo.
O caminho da medicina em direção à Tailândia acompanhou os passos dos monges budistas oriundos da Índia. Não é à toa que a Medicina Thai mais recente teve sua formação no berço cultural do budismo. Muitos elementos da Massagem tradicional surgiram justamente para facilitar tanto a Meditação em postura sentada quanto a prática de yoga.
Era comum recorrer aos monastérios para tratar sofrimentos físicos, emocionais ou espirituais. Na história e origem da Massagem Tailandesa, é interessante notar que a Medicina Tradicional daquele país tem base em quatro pilares, digamos assim. São eles: medicina herbal; medicina nutricional; práticas espirituais; Massagem ou medicina manual.
Jivaka Kumar Bhaccha, um indiano que viveu há 2500 anos, foi o fundador da medicina Thai e, portanto, uma figura central na história e origem da Massagem Tailandesa. Conhecido na Tailiândia como Dr. Shivajo Komparaj, é tido como criador da Massagem tradicional Tailandesa.
Este médico shivaista fazia parte da sangha, grupo de seguidores do Buda Sidartha Gautama. Apesar de não ser muito citado nas escrituras budistas, na Tailândia, Komparaj é reverenciado como o pai da medicina.
Durante muito tempo, os conhecimentos médicos foram transmitidos oralmente, de professor para aluno. Do mesmo modo como eram passados os textos religiosos do budismo, por exemplo.
Massagem Tailandesa conta com controvérsias, assim como o povo tailandês.
Historiadores locais e estrangeiros divergem, enquanto pesquisas mais extensas vêm sendo conduzidas na tentativa de esclarecer melhor os fatos.
Os estudos incluem antropologia, biologia, linguista, arqueologia, entre outros.
A Massagem Thai é chamada de Nuad Bo Rarn. Nuad quer dizer “o toque realizado com o propósito de curar”; Bo-Rarn, que deriva do sânscrito, faz menção ao que é antigo e venerado. Nuad é, muitas vezes, traduzida simplesmente como Massagem.

Entretanto, o conceito da prática ocidental de Massagem não é o mesmo do tipo de manipulação do tecido que geralmente é empregado na Massagem Thai. Neste caso, é mais apropriado pensar nela como “manipulação da estrutura e da forma física”.

E por falar em corpo físico, saiba que ele tem uma memória emocional. A ideia da Massagem Tailandesa é utilizar o toque para dissolver essas “lembranças” que possam estar travando o desenvolvimento da pessoa.

É preciso levar em conta que, ao tocar alguém, segundo os preceitos da Thai Massage, estamos em contato com os pais, a família e todo tipo de influência destes no cliente. São memórias fixadas nos músculos, tendões, na postura, olhar e até na respiração.

A Massagem Tailandesa traz componentes que formam seu diferencial.
Um deles é o ritmo, produzido por meio de movimentos harmônicos e lentos como o tai chi.
Existem ainda os alongamentos complexos, claramente influenciados pela ioga.
Tudo isso faz com que haja uma interação intensa entre o terapeuta e quem recebe a técnica.

Importante: apenas profissionais qualificados podem realizar a técnica de Massagem Tailandesa e diversos outros procedimentos semelhantes.
Verifique se o Terapeuta ou Massagista tem formação adequada. Pressões, manobras e movimentos em determinadas partes do corpo podem provocar lesões graves se forem executados por pessoas sem preparo.

Experiências para Homens

Experiências para Casais

Experiências para Mulheres

Dicas de Massagem

Depoimentos